JESUS INAUGURA A ERA MESSIÂNICA COM UM MILAGRE NAS BODAS DE CANÁ DA GALILEIA (#IRBMaceio)

por Pastor Flávio Silva

Quem é o Cristo que você crê?

O que você realmente crê sobre Cristo?

Sua fé em Cristo tem determinado seu modo de vida?
Olhando para o contexto das cartas de João, a fé dos crentes estava sendo minada pelos erros de homens que ensinavam que Jesus não era Deus, e que o Cristo não tinha vindo encarnado. João afirma categórica e enfaticamente que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e que este Cristo assumiu a natureza humana. Portanto, sob a iluminação do Espírito Santo, João escreveu seu Evangelho para que a igreja pudesse se firmar na verdadeira fé.
Era o terceiro dia depois de Jesus fazer dois novos discípulos: Filipe e Natanael. O Senhor e seus discípulos viajaram ao lugar em que se deram os acontecimentos narrados em João 2, Caná da Galileia. Estava acontecendo um casamento. Jesus era um dos convidados. Em dado momento, faltou vinho. Imagine a tensão:os odres estão vazios! O que dizer do estado de nervos que deve ter ficado o mestre sala?! Será que houve uma preparação equivocada? Chegam mais convidados do que eles imaginavam? Não sabemos. O fato é que a equipe informou que não havia mais vinho.
Naquela circunstância embaraçosa, Maria, a mãe de Jesus, avisou a Jesus: “Eles não têm mais vinho” (vs 3). O problema foi trazido à atenção de Jesus. Ele dá uma ordem à equipe da cozinha para encher seis talhas de pedra com água.
Uma história conhecida, creio que você conhece bem a história. Porém, devemos notar que isso é mais do que um historinha; O problema enfrentado pelo Mestre de Cerimônias em João 2 foi tão real quanto os problemas que enfrentamos em nossas famílias, em nosso trabalho, em nossos relacionamentos. Em alguns aspectos, não sabemos o que temos pela frente, mas temos plena consciência de que somos confrontados com frustrações, falta de amor, desemprego, doença, infidelidade, dor e até a morte. Gênesis 3 explica a razão de tanta miséria, vivemos sob a maldição que caiu sobre a criação; “Maldita é a terra por tua causa; Em dor comerás dela todos os dias da sua vida …. No suor do teu rosto comerás o pão … “(Gn 3,17s).
O fato é que vivemos num mundo quebrado por causa do pecado. Qual será a dor, a ansiedade e a frustração que estamos enfrentando nesse momento? Cada um de nós sabe o que está enfrentando. Então, é muito importante considerar o que Jesus fez nas bodas de Caná.
Em resposta ao problema na festa de casamento em Caná, Jesus transformou água em vinho. O fato foi extraordinário, um milagre. Observe que Ele não fez um pouco de vinho; “seis talhas de água, cada talha podia conter cerca de cem litros cada uma. Pelos cálculos: As seis talhas podiam armazenar até 600 litros de água! Era certamente mais que necessário para abastecer uma festa de casamento.
Mas nunca devemos olhar para um acontecimento ou um milagre como algo isolado. Precisamos lembrar que o Senhor Deus tinha predito no Antigo Testamento que o Salvador (o Messias) viria para salvar seu povo de seus pecados. Segundo o Antigo Testamento, a era messiânica era caracterizada como um tempo de vinho em abundância. Por exemplo, Jacó em seu leito de morte, profetizou a respeito de Judá, ele disse que dele surgiria um dia um rei que iria libertar seu povo. Jacó profetizou que este rei, “lavará as suas vestes no vinho, e a sua capa, em sangue de uvas”. (Gen 49:11) Ou seja: o governo deste rei seria caracterizado por tanto vinho que seria tão comum e abundante como água.
O profeta Amos descreveu o dia do Messias como: “Eis que vêm os dias, diz o Senhor, em que o que lavra segue logo ao que ceifa, e o que pisa as uvas, ao que lança a semente; os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão.”(Amós 9:13).
E Jeremias 31:12: “Hão de vir exultar na altura de Sião, radiantes de alegria por causa dos bens do SENHOR, do cereal, do vinho, do azeite, dos cordeiros e dos bezerros; a sua alma será como um jardim regado, e nunca mais desfalecerão.”
Israel, sofrendo como estavam sob a mão pesada de Deus por causa de seus pecados, irá experimentar a misericórdia no dia do favor de Deus. Aquele dia de libertação significaria que a tristeza iria embora, as lutas desta vida terminariam. E para simbolizar que as dores resultantes da queda no pecado desapareceriam, o Senhor prometeu uma abundância de vinho, muito vinho que a colheita das uvas não seria concluído pelo tempo que o lavrador tinha que iniciar sua lavoura, tanto vinho que as montanhas gotejavam com ele e as colinas fluía com ele. Escassez não haveria mais, haveria apenas abundância, superabundância. Essa é a era messiânica, o momento em que a miséria seria tirada.
Estas eram as profecias que Jesus conhecia muito bem. Assim foi que Ele, o Messias, começou a demonstrar, pela Escritura, que agora a era messiânica havia chegado. Ele deu uma ordem, observe, abundância de vinho, um superabundância, 600 litros! Para quem leva a Bíblia a sério, aqui está uma evidência de que a era messiânica finalmente chegara; o dia do favor de Deus!
Para mostrar que a era messiânica havia chegado, Jesus preparou uma qualidade de vinho muito melhor do que o noivo tinha providenciado para o seu casamento. O dono da festa chamou o vinho novo de “bom”, um termo que ecoava da aprovação sobre o mundo que Deus criou; A obra de Deus é “boa”, sim, “muito boa”. Assim também foi o trabalho de Jesus. Ele veio tirar os resultados de nossa queda no pecado, e Sua obra não era o que poderíamos chamar de “trabalho pela metade”, ou um trabalho mal feito; foi o “bom” trabalho, muito bom trabalho. Com este início, Jesus apontou a boa notícia que o paraíso estava sendo restaurado, a maldição do pecado que estava sendo retirada.
Há uma terceira maneira pela qual Jesus se baseou na Escritura do Antigo Testamento para enfatizar que a nova era, de fato, havia chegado. As Escrituras assinalava que a vinda da era messiânica, não só com o aviso do vinho; As Escrituras do Antigo Testamento havia descrito era messiânica também com o símbolo do casamento. Analise a passagem como Jeremias 33. Deus disse a Seu povo despedaçado: “Assim diz o Senhor: ‘Neste lugar, que vós dizeis que está deserto, sem homens nem animais, nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, que estão assoladas, sem homens e sem moradores e sem animais, ainda se ouvirá. A voz de júbilo e de alegria, e a voz do noivo e a de noiva …” (Jeremias 33:10).
Em Caná foi ouvida “a voz de júbilo e a voz de alegria, a voz do noivo e a voz da noiva”, pois haverá um casamento. Mas “a voz de júbilo e a voz de alegria “foi abrandada pelo zumbido horrível:” eles não têm [mais]vinho!” Essa é a oportunidade que Jesus usa para apontar-se que agora é o tempo da graça de Deus; Ele transformou água em vinho, baldes cheios, de modo que “a voz de gozo e a voz de alegria” pode retornar. Então o povo pode louvar, como o profeta chamando as pessoas, disse: “Rendei graças ao Senhor dos Exércitos, Porque Ele é bom, Porque a sua misericórdia dura para sempre.”(Jr 33:11).
Aqui se inaugura a era messiânica!
Há um quarto aspecto. Deus havia falado de idade de Si mesmo se casar novamente as pessoas de sua escolha. Is 62: “Sua terra se casará….Como o noivo se alegra da noiva, Assim será o teu Deus se alegrará de ti”(Isaías 62: 4,5).
O Senhor profetizou júbilo e alegria, o casamento da noiva e do noivo. Deus falou do casamento de Ele e de Seu povo! E nós entendemos que na luta desta vida mortal um evento como esse é deleitoso, é libertação intensa, é o paraíso restaurado! (Ver também Ez 16)
Aqui, agora, é um casamento, e o casamento desta noiva e do noivo em Caná da Galileia como qualquer casamento entre pessoas- imagens de Deus, simboliza o casamento de Deus e Seu povo. Os casamentos nesta vida, apesar de toda a felicidade que incluem, são marcada pela queda e as consequências do pecado. Mas exatamente porque a era messiânica chegou e o Cristo estava aqui, Jesus tira a sombra que ameaçava ofuscar o casamento em Caná. A Era Messiânica tinha vindo, Deus estava a ponto de conciliar o Seu povo com Sigo mesmo em Jesus Cristo, e por isso todos devem deliciar-se com as riquezas da misericórdia de Deus e todos devem cantar das maravilhas da bondade de Deus em mostrar misericórdia para com um povo castigado por sua queda no pecado. Assim, a ordem de Jesus aos servos: “encher talhas com água.” E o vinho de alta qualidade veio. Aqui estava proclamação de que o Messias havia chegado, que a maldição da queda no pecado estava prestes a ser tirada.
E há um quinto. Não é sem significado que Jesus apropriou-se das “seis jarras de pedra” em pé ali. Aquelas jarras de pedra tinha uma função no casamento, e a função era para as pessoas antes de comerem lavarem as mãos. No livro de Levítico, o Senhor tinha estipulado para Israel que se tornou impuro diante de Deus tocando nisto ou naquilo. Para se livrar da impureza novamente, era necessário, entre outras coisas, lavar-se (Lev 11:29). Os judeus, na época de Jesus, haviam desenvolvido baseado princípio da lei de purificação, lavar-se regularmente, e, certamente, antes de comer, ao longo do caminho tal pessoa estava imunda diante de Deus. Daí a “seis talhas de pedra” na festa de casamento. Muita água era necessária para se certificar de que tal lei seria mantida com fidelidade.
No entanto, na prática, aquelas talhas não representava uma humilde submissão às boas leis de Deus; aqueles potes, por causa das regras que os judeus tinham acrescentado à lei, na verdade representavam a escravidão à lei. Os judeus construíram um sistema de medo em torno da lei – que tinha que fazer isso e aquilo, e certifique-se que você não fazia isso e aquilo, a fim de que, não se colocasse sob julgamento.
Jesus tomou os símbolos do legalismo judaico e o que Ele fez?! Ele usou-os para mostrar que a era messiânica havia chegado. Aqueles recipientes utilizados para lavar a impureza agora se tornaram recipientes para o vinho, para a celebração. O Salvador do mundo, é o único que se faria pecado, em lugar de seu povo!
Celebração! Aqui novamente o que vemos está relacionado a Jeremias. Jeremias 33:8 “Purificá-los-ei de toda a sua iniquidade com que pecaram contra mim e perdoarei todas as suas iniquidades com que pecaram e transgrediram contra mim”.
Então, amados irmãos, os vários aspectos do milagre que Jesus realizou no casamento em Caná se juntaram para anunciar que a era messiânica havia chegado, proclamaram que a maldição que veio sobre a queda no pecado será removida. Por meio de Seu milagre, Jesus proclamou o evangelho, a boa notícia do perdão dos pecados, a boa notícia de que toda a dor e toda a tristeza e toda tensão e toda a ansiedade da vida causada pela queda no Paraíso serão superadas. Não é de se admirar que João pode escrever em nosso texto que, com “este milagre inicial Jesus manifestou a sua glória.”
Qual foi o benefício de Jesus fazer em primeiro lugar este milagre? Por que, irmãos e irmãs, Jesus -como Seu Pai na criação – viu o fruto do seu trabalho e ficou satisfeito! No entanto, não só Jesus iria desfrutar o fruto do seu trabalho, mas também os seus discípulos. Essa é precisamente a mensagem de nosso texto; “Revelou assim a sua glória e os seus discípulos creram nEle.”
O que o futuro trará para os discípulos? Eles conheciam a vida assim como nós experimentamos, a vida de lágrimas, de lutas, de sofrimentos, de escassez, de ansiedades. Mas, em Jesus Cristo, aprenderam e aprendemos a ver um futuro melhor! Com Jesus eles poderiam e nós podemos sentar-se para desfrutar da abundância do Paraíso restaurado!
É verdade que a abundância daquele casamento, no sétimo dia do ministério público de Jesus, não refletiu a cada dia vivida pelos discípulos, eles não provassem do Paraíso todos os dias. Eles seguiram Jesus por três anos, o viram preso, atormentado, crucificado – e todos eles fugiram. Não houve abundância na cruz, nenhum Paraíso; a cruz era para eles significou apenas medo e terror, o fruto amargo da queda sendo aumentada. Mas o Cristo que morreu pelos pecados lhes garantiu que através de Seu sacrifício Ele reconciliaria os pecadores com Deus, a paz do casamento de Caná e sua abundância seria deles para sempre. É por isso que Jesus Cristo pode dizer a João em seu exílio na ilha de Patmos das bodas do Cordeiro prestes a acontecer: “Alegremo-nos, exultemos e demos-Lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, …”(Ap 19,7), e João teve que escrever: “Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro”(Ap 19,9). Será um momento, diz Cristo, quando “E lhes enxugará dos olhos todas as lágrimas; e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Ap 21,4). Mais: Na Nova Jerusalém haverá superabundância, assim como foi profetizado. Jesus mostra a João um rio e João vê que “em ambos os lados do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto a cada mês” (Ap 22:2). E o contexto é: “não haverá mais maldição “(Ap 22:3).
Com Jeremias tudo o que temos que fazer é reconhecer quem Jesus Cristo realmente é e por que Ele veio. Olhamos para o mundo em que vivemos e vemos tanta falta. Falta paz, amor, reverência, respeito e outros males, e isso prova que ainda não vivemos no paraíso. Mas os olhos da fé recebe o significado do trabalho de Jesus em Caná, e por isso crê que diariamente recebemos o que precisamos para o serviço ao nosso Deus – e amanhã, quando Cristo voltar, vamos desfrutar uma superabundância na festa das bodas do Cordeiro. Vem, Senhor Jesus!